Aprendi a fazer Vinagre Natural de Maçã!

Por naturices, 16/05/2020

Na minha busca por produzir o mínimo lixo possível, descobri a maravilha que é fazer o próprio vinagre. Quis aprender essa receita porque uso MUITO vinagre: comida, limpeza e até autocuidado. Como já mencionei aqui, meu limpador multiuso caseiro AND natural é feito com vinagre. Esses dias estava sem condicionador de cabelos em casa e voltei a usar o vinagre após o xampú (técnica aprendida e praticada com a amiga vizinha Stella, quando tínhamos uns 11 anos). No momento, estou testando a eficácia do meu vinagre na máquina de lavar roupas, para substituir o amaciante (descreverei aqui a experiência). Isso sem falar na culinária.

O consumo de vinagre é alto mas não queremos aumentar o uso de embalagens plásticas. Até porque nem todas são recicláveis como dizem os rótulos das indústrias (afirmo isso com base na série documental “Broken”, do Netflix. Assista ao episódio “Recycling Sham”).

Para não precisar comprar no supermercado, e de quebra reaproveitar os restos das maçãs (que adoro), aprendi a receita abaixo no blog Zero Waste Chef, da maravilhosa Anne Marie Bonneau, que vive em São Francisco, CA, EUA. Como ela mora em casa e tem espaço para estocar, a receita é bem maior. Eu adaptei a minha para a realidade do apartamento pequeno e para a reutilização dos potes de vidro de 500g – de molho de tomate ou palmito.

O vinagre de maçã caseiro tem cheiro e gosto mais doce e agradável do que o industrializado. A minha receita contém:

  • casca e miolo de 1 maçã grande ou 1 e ½ maçã pequena;
  • 1 pote de vidro de 500g;
  • água filtrada;
  • uma colher de chá de açúcar.

Após consumir a(s) maçã(s), basta colocar os restos no pote, cobrir com água até a marca da rosca da tampa. Adicionar o açúcar, pois ele acelera o processo de fermentação realizado pelas bactérias presentes na maçã. Mexer bem e guardar tampado com um pano fino na boca do pote. A mistura precisa respirar, ao contrário da maioria dos fermentos (e pode explodir se ficar fechada, atenção!). Coloque um tecido leve por cima e amarre com um elástico para não atrair mosquinhas.

Potes cobertos com pano fino e presos com elástico.

O segredo é mexer diariamente. Se a mistura ficar parada, vai criar bolor e aí já era. Então mexa com uma colher, se possível duas vezes ao dia. Em tempos de isolamento social a gente consegue realizar esses feitos!

Dentro de 4 dias as bolhas aparecerão. São as bactérias fazendo o trabalho de fermentação. Em 2 semanas já não haverá mais nenhuma bolha e o vinagre estará pronto para uso. Só tampe o pote quando não houver nenhuma bolha MESMO. O prazo varia de acordo com a temperatura do local. Quanto mais quente, mais rápido é o processo da fermentação.

Bolhas de fermentação

Quando estiver pronto, o líquido vai começar a cheirar vinagre e sua tonalidade estará mais densa, mais opaca. Aí basta coar e usar. Dura pelo menos um ano.

Esquerda: vinagre pronto, líquido denso. Direita: vinagre em formação, líquido translúcido.

Quem fizer, conta aqui!