Uma aula sobre cristais

Por naturices, 27/06/2020

“É o cristal que te escolhe, e não você quem escolhe o cristal”. Com essa frase a taróloga, radialista (e minha amiga bruxa) Paula Baldassarri começou a me explicar boa parte de seu conhecimento sobre os cristais. Segundo ela, todos os seres do reino mineral possuem propriedades físicas, mentais e espirituais. Segue abaixo o que absorvi desse verdadeiro workshop que ela me deu, enquanto tomávamos um sol na laje.

Paula Baldassarri @esoterismosenaturices

COMO USAR O CRISTAL:

Você pode ter o cristal em casa, no ambiente de trabalho, na bolsa ou compor o visual com pingentes, anéis, etc. Os cristais que emanam energias de relaxamento podem ser posicionados abaixo do travesseiro, como a ametista ou o quartzo verde. 

Se for um cristal polido, pode utilizá-lo no banho, passando no corpo como se fosse um sabonete. (Atenção, nem todos os cristais podem ser imersos na água!).

Outra opção é fazer o elixir, que nada mais é do que uma água de cristal. Você pode beber ou borrifar na casa.

ANTES DE USAR O CRISTAL:

LIMPAR

Antes do uso é preciso limpar a pedra. Deixe-a imersa num recipiente de vidro com água e sal marinho (o sal grosso é um tipo de sal marinho) por 5 minutos.

Para os cristais que não podem com água (e para todos em geral): usar um bastão de Selenita Branca (um cristal indispensável) que não absorve energia ruim e nada interfere na energia dele. A Selenita Branca, por ser uma pedra de purificação muito poderosa, limpa todos os outros cristais. Deixe o cristal em cima ou ao lado da Selenita Branca durante uma hora e pronto. Atenção pois a Selenita também não deve ser utilizada em água, como elixir.

Selenita

Outra dica para limpeza de cristais, segundo a Paula Baldassarri, é defumá-lo com sálvia.

ENERGIZAR

Depois de limpar, recarregue as energias do cristal com um banho de Sol de 2 horas (não deixar muito tempo no sol forte, o ideal é o sol da manhã ou do final da tarde) e um banho de Lua Cheia de pelo menos 4 horas.

PROGRAMAR

Coloque suas intenções no cristal. Como? Segure-o com as mãos, respire fundo e mentalize (ou fale em voz alta) o seu objetivo com aquela pedra. Obviamente você já pesquisou com um especialista qual é a pedra indicada para o seu tratamento.

ELIXIR DE CRISTAL:

Primeiro é preciso checar se o cristal é tóxico, pois não se coloca na água qualquer um. Cristais tóxicos contém substâncias que não devem ser ingeridas, como alumínio, cobre ou enxofre, como é o caso da Pirita, Cianita, Turmalina e Lápis Lazúli. Ao comprar um cristal numa loja certificada, você terá acesso à composição da pedra. Pergunte ao vendedor (de uma loja certificada, vale reforçar) ou a um especialista sobre cristais como o Pedro Pavan (@CristaisElestial) se a pedra pode ir para a jarra de água.

Escolha sempre o cristal rolado (aquele liso ou polido. O cristal bruto não vai na água) que contém as propriedades que te interessam (descrevo algumas abaixo, mas nem todas podem ir para a água) e coloque-o numa jarra de vidro transparente. Encha com água potável e deixe-o ali durante 4 horas. A energia flui e depois você pode tirar o cristal da água e beber normalmente.

Elixir de cristais

Para trabalhar as propriedades de determinado cristal considerado tóxico, o ideal é preparar o elixir indireto, ou seja, com a pedra fora da água. Existem várias formas de preparo e a indicação da Paula é com a ajuda de uma ponta de cristal de quartzo transparente. “Posicione a pedra da sua escolha (pode estar em estado bruto, já que não entra na água) atrás de uma ponta de cristal de quartzo transparente, que por sua vez, aponta para a jarra de água. Deixe durante 6 horas para, depois, beber a água. Colocar a pedra escolhida lado da jarra de água durante 6 horas também é eficaz”, explica.

Você bebe a água diariamente durante um período médio de três meses. Sempre refazendo o processo, quando necessário. Para a posologia ideal para determinado tratamento, vale consultar um especialista em cristais.

ALGUMAS PROPRIEDADES DE ALGUNS CRISTAIS:

    • Água Marinha* – pedra que estimula a comunicação. É legal ter uma no bolso durante uma entrevista de emprego, se for ministrar uma aula ou palestra, ou em algum momento em que você precise se comunicar muito bem.
    • Amazonita* – pedra ligada à criatividade. Também acalma a mente.
    • Ametista – pedra que estimula a espiritualidade, a meditação e o relaxamento.
    • Angelita – conexão com seres angelicais.
    • Calcita Laranja* – estimula os rins. Acalma os medos e combate a depressão, estimula a espiritualidade.
    • Calcita Ótica* – reduz a tensão, purifica a energia do ambiente, estimula o autoconhecimento e a espiritualidade. Também auxilia a atividade dos rins.
    • Cianita Azul* – estimula a clarividência.
    • Citrino – pedra associada à prosperidade, sucesso e riqueza.
    • Fluorita Arco-Íris – relacionada à sabedoria. repele energias negativas. Clareia a mente e estimula a concentração.
    • Hematita* – estimula a meditação.
    • Howlita – relaxa, induz ao sono.
    • Jade* – pedra relacionada à sabedoria. Ajuda a integrar mente e corpo, promovendo auto suficiência. Ameniza pensamentos negativos. Também auxilia a atividade dos rins.
    • Labradorita* – proteção. Ela cria um escudo em volta da áurea.
    • Lápis Lazúli* – pedra que gira boa parte da economia do Afeganistão, estimula a concentração e a intuição. Ótima para ter perto do local de estudo.
    • Larimar – pedra da República Dominicana, uma das favoritas da Paula. Mais uma pedra que estimula a comunicação.
    • Malaquita*- um dos maiores poderes de cura que existem no reino mineral!
    • Olho de Tigre* – proteção, circulação da energia. Pedra boa para ficar exposta em jóias.
    • Opala Rosa – pedra da hospitalidade e da amizade.
    • Pedra da Lua – pedra que estimula a feminilidade, a intuição, o brilho interno. Atenção! Muitos lugares comercializam pedras da lua falsas, sintéticas, chamadas opalitas (que são altamente furta-cor e que parecem que tem glíter, feitas de vidro). A original não é homogênea.
    • Pirita* – pedra associada à prosperidade, sucesso e riqueza.
    • Quartzo Fumê – segundo a Paula, você precisa estar preparadx para lidar com esta pedra, pois ela expõe nossas sombras. Possui poder de defesa, proteção e limpeza de padrões. 
    • Quartzo Rosa – cura mágoas profundas, cura interior. Estimula o amor.
    • Quartzo Branco/Transparente – é o cristal mestre, amplificador. Este é o cristal utilizado no elixir indireto. Ele recarrega auxilia em processos de desgaste energético.
    • Quartzo Verde – promove o relaxamento, revitaliza o corpo, ajuda a equilibrar sentimentos. Indicada para pets. 
    • Rodocrosita – pedra da Argentina que remete ao amor incondicional e às amizades. Tira mágoas e ajuda a trabalhar traumas.
    • Turmalina Negra* – transmuta a energia negativa em positiva.

      *Pedras que não podem ser imersas em água!

       VALE LEMBRAR QUE:

      Paula Baldassarri, é uma ótima leitora de tarô e baralho cigano e essas dicas resumem parte de seu conhecimento sobre cristais. Ela marca os atendimentos pelo instagram @esoterismosenaturices – marque um papo por ali e também escute-a falando neste ótimo podcast!

      Se quiser um especialista em cristaloterapia, sugiro o Pedro Pavan, da Cristais Elestial. Assista-o no Youtube.