Panaceia para aumentar a imunidade

Por naturices, 19/03/2020

Recebi esta receita de uma das minhas bruxas favoritas: a do Cerrado. Em tempos de vírus, minha amiga Consuelo indica fazer a ‘panaceia’, um tônico para a imunidade. A receita vem da ayurveda, sistema milenar de medicina indiana, e é assim chamado em alusão à Deusa da Cura, Panaceia (ou Panacea, em latim), da mitologia grega. O termo passou a ser utilizado para designar “remédio para todos os males”.

Ilustração da Deusa Panaceia

Para evitar qualquer contaminação viral, devemos fortalecer o corpo, ou seja, melhorar a imunidade e aumentar ojas (nossa energia vital, que está relacionada à imunidade e ao rejuvenescimento). A panaceia durante um dia pode dar uma levantada nos processos metabólicos (chamados de Agni, o fogo digestivo, na ayurveda) e no ânimo.

** Receita da panaceia (tônico para imunidade) **
– 3 colheres se sopa de sumo de gengibre (rale e esprema para tirar o sumo);
– 3 colheres de sopa de limão;
– 5 colheres de chá de açúcar mascavo ou mel;
– 1 pitada de sal de rocha (sal grosso, sal do Himalaia);

Ingredientes da Panaceia

Tomar 1 colher de chá pela manhã (se não tiver nenhum tipo de sensibilidade estomacal, pode tomar em jejum). Caso contrário, tome 30 minutos após o café da manhã ou no meio da manhã. Repita a tarde. Observe se o gengibre te causa algum mal estar. Nem tudo é bom para todo mundo! Se não sentir-se bem, dilua em uma xícara de água morna.

Essa mistura pode ficar em geladeira, dentro de um vidro fechado, durante 12 horas. Caso ache necessário, tome por mais um dia. Mas faça uma panaceia nova e não exceda três dias seguidos!

A panaceia é contraindicada para mulheres grávidas. Crianças e Idosos devem tomar doses menores.
Atenção: se já estiver doente ou se for hipertenso, não deixe de procurar um terapeuta ou um médico ayurveda. Essa é uma dica testada e aprovada por nós (mulheres saudáveis) para aumentar a imunidade. Não estamos aqui para curar doenças! Sempre procure ajuda profissional!

Segundo a terapeuta ayurveda Su Monteiro, “só tem boa imunidade quem tem um bom agni (fogo digestivo). Fortalecemos o agni cuidando da alimentação e realizando algumas ações para evitar o seu enfraquecimento”. Leia abaixo suas orientações:

🍲Incluir mais especiarias no preparo das refeições. Se você faz suas refeições na rua leve sempre uma massala que é uma mistura de especiarias (açafrão, pimenta do reino, cominho, coentro em grão e gengibre em pó);

🥕 Dar preferência a alimentos de fácil digestão (uma alimentação cozida e morna é mais fácil de digerir);

🍋Panaceia durante uma manhã pode dar uma levantada no agni e no ânimo;

🍵Tomar água morna com gengibre. Fazer gargarejos com água morna e sal também ajudam;

☀Deixar o sol e a ventilação entrar em casa.

“Junto a isso é muito importante observar as orientações que vem sendo divulgadas pela OMS e instituições ligadas à Saúde”, reforça ela. www.sumonteiro.com.br

*Assista ao clipe da Consuelo – “Luz da Noite”:
https://www.youtube.com/watch?v=8la_LX2wWlY