Berlim e as tantas marcas de cosméticos naturais

Por naturices, 06/09/2018

Estou na Alemanha, um país que leva a sério a cosmética natural. Mais precisamente na cidade de Berlim, que é bem menos careta do que o resto do país, é realmente um lugar especial. Aqui existe uma infinidade de marcas e produtos feitos com ingredientes naturais. E também supermercados inteiros dedicados aos orgânicos, que ele chamam de biomarkt – mas isso já é uma outra estória.

A Weleda é a marca mais tradicional nas prateleiras por aqui – e acho que pelo mundo, pois existe desde 1921 e inclusive está presente no Brasil há anos, é a pioneira. Me lembro de quando era criança ver minha mãe usando Weleda. Mas a lista de “naturkosmetik” é vasta por aqui. As que conheço e já usei:

*Alva (esta chegou recentemente ao Brasil);

*Sante (Uso muito! Descobri o melhor gel de banho do mundo, feito de Aloe Vera e Óleo de Amêndoas. Substitui o sabonete e é aplicado com esponja. Meu rímel preto também é Sante);

*CD (está em todos os supermercados e perfumarias, é uma marca maior e não é 100% natural. Mas não possui ingredientes animais, óleos minerais, silicones, parabenos e corantes. A CD está vendendo muito o desodorante transparente que contém uma tarja escrita “sem alumínio”. Isso é  uma novidade aqui em Berlim, pois no ano passado coisa não se via tal aviso nas prateleiras. Troquei meu desodorante caseiro por este para testar. Gostei.);

*Lavera;

*Burt’s Bees (Marca americana que é vendida no Brasil também, via internet se acha facilmente. Amo muito o protetor labial mentolado, refresca e protege de verdade. Um produto é realmente hidratante quando não precisa repassar várias vezes ao dia);

*Logona (tem toda uma linha de aloe vera para os cabelos, que é bem hidratante);

*Urtekram (marca dinamarquesa que forma a minha atual dupla de xampu e condicionador, ambos de coco).

E tem muito mais… Veja as prateleiras do supermercado de produtos orgânicos, o biomarkt que fica perto de casa:

E a prateleira do nosso banheiro também é uma alegria natural.
Aqui os produtos que temos na ducha:

Vale notar a dupla de xampú e condicionador de coco, da Urtekram, que mencionei acima. Não faz espuma e lava super bem! Quem está acostumado com o produto convencional, pode estranhar e achar que não está lavando. Mas não se engane, pois a espuma não é sinônimo de limpeza. Ela é sulfato, um componente químico que não serve para limpar e ainda deixa os fios mais ressecados. Sulfato não é necessário e é prejudicial à saúde e ao meio ambiente, por isso, leia o rótulo do seu xampú e prefira os low-poo (pouca espuma), que estão super em alta.

Além do supermercado/perfumaria, Berlim abriga uma loja ma-ra-vi-lho-sa, que eu falo que é o templo da cosmética natural: Tiaré Naturkosmetik. Fica em Prenzlauerberg, não é tão mais cara (produtos com diferença de 1 ou 2 euros para o biomarkt) e tem tu-do. Além do que, você ainda leva revistas grátis sobre o assunto. É um sonho:

Não só na Alemanha, mas em praticamente toda a Europa Ocidental (vale frisar também França e Dinamarca), os cosméticos naturais são corriqueiros, estão em qualquer loja de perfumaria, em todos supermercados e o preço não é nada alto. É lógico que são um pouco mais caros do que os cosméticos convencionais, cheio de parabenos, sulfatos, petrolatos e outras porcarias que serão abordadas em posts futuros. Mas é acessível a todxs.

Conhece alguma marca gringa natural? Conta aqui nos comentários.