Hidrolatos x Óleos Essenciais

Por naturices, 06/03/2021

Você sabe o que é hidrolato? Também chamado de água floral ou hidrossol, é um co-produto do processo de destilação de uma planta, que resulta na separação das substâncias herbais em fase óleo (essencial) e água (hidrolato). O hidrolato é extraído durante o processo de obtenção do já famoso óleo essencial.

Quem vem falar sobre isso é o Amon Solano da destilaria Quintessências. Ele destila óleos essenciais e hidrolatos de forma artesanal e natural, sem agrotóxicos  e conservantes.

“Essa destilação é um processo muito bonito, uma perfeita combinação entre arte e ciência”, diz.

Amon é meu fornecedor de hidrolato! Recentemente fiz um hidratante natural com o de Capim-Cidreira que ficou com um cheiro maravilhoso e refrescante. Ele é fascinado pelas transformações químicas da natureza, tanto no reino vegetal quanto no mineral. Não à toa, é doutorando no programa de mineralogia do instituto de geociência da USP.

Amon, qual é a diferença entre o hidrolato e o óleo essencial?
São ambos produtos da destilação que não se misturam após a conclusão do processo. O óleo essencial é menos denso e fica por cima da água floral (hidrolato).

O hidrolato tem uma concentração de aproximadamente 0,0002% de óleo essencial. Mas ele não é só uma água com as substâncias terapêuticas do óleo. Na planta existem substâncias hidrofílicas, ou seja, que aderem mais à agua do que ao óleo. Essas substâncias que vão somente para o hidrolato também são terapêuticas.

Mas a principal diferença é a de concentração: o óleo essencial é extremamente concentrado e não deve ser utilizado diretamente sobre a pele. Para o hidrolato, quase não existem restrições de uso e pode ser aplicado no corpo (incluindo idosos, crianças e animais). Além de ser mais barato do que o já conhecido óleo essencial.

Quais as aplicações do hidrolato?
Por ser um produto mais suave do que o óleo essencial, possui muitas aplicações no cotidiano. Em casa, podemos utilizar em produtos de limpeza, colocar nas máquinas de lavar louças ou roupas, para lavar o chão. Borrifar no ambiente para aromatizar. Podemos usar como produtos de higiene, como enxaguante bucal, como desodorante. Para passar nos cabelos com caspa ou muito oleosos, o hidrolato de alecrim é muito bom. Ele é ótimo para a pele oleosa de maneira geral. Indico também guardar na geladeira e borrifar na pele: é refrescante. Dá para fazer muita coisa com o cheiro e a propriedade da planta que você gosta. O hidrolato tem mais aplicações do que o óleo essencial, que possui restrições.

(Boa ideia, Amon! Vou começar a usar nessa mistura de multiuso de limpeza natural que registrei aqui).

Como fazer a extração dos óleos essenciais e do hidrolato?
Através da destilação: mistura-se todo o material vegetal da planta com água e coloca-se para esquentar numa panela hermeticamente fechada (parecida com uma panela de pressão) (1). A água evapora junto com as substâncias terapêuticas da planta, que são bastante voláteis. Após a evaporação, essas substâncias e a água entram num chiller (uma serpentina de resfriamento) (2) onde o vapor condensa novamente, passa para o estado líquido e vai para um recipiente de coleta dos dois produtos em separado (3). O óleo fica por cima (5) e a água fica por baixo (4).Fale sobre os seus hidrolatos favoritos:

Trabalho com alecrim e capim-limão.

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) vem da região do mediterrâneo, na Europa, e tem um aroma bastante agradável. Escolhi trabalhar com ele porque rende bastante na destilação.

O Capim-Limão (Cymbopogon citratus) vem das regiões tropicais da Ásia, principalmente da Índia. Escolhi trabalhar com ele por ser um capim, facilmente encontrado por aí e fácil de cuidar. É uma planta que se prolifera bastante, não rende tanto, mas é de fácil acesso.

Três plantas e suas aplicações:

Alecrim – estimulante do corpo, bom para fadiga mental. Na pele: bom para acne e caspa. Ótimo para cabelos oleosos.

Capim-Limão – calmante, diurético, um bom analgésico. Bom para problemas estomacais, otimiza a digestão, alivia tensão e stress.

Hortelã-Pimenta – bom para depressão, fadiga mental, além de ter o menthol, que é utilizado para aliviar resfriado, sinusite, rinite, tosse.

Veja o Amon em ação:

Para saber mais:
www.quintessencias.com.br
amon.solano@gmail.com