Tintura é remédio natural. Como fazer?

Por naturices, 20/10/2019

Fuja da farmácia!
Dando sequência aos três posts anteriores, vou passar aqui a receita geral de tintura que a naturóloga Jimile Assis ensinou no final do curso de fitoterapia racional.

Tintura, por definição, é a solução de álcool com uma ou mais ervas. Esta é a forma mais simples de conservar os princípios ativos de planta medicinal por mais tempo. Segundo a Jimile, uma tintura dura 2 anos.

Esta receita é de uma tintura hidroalcoolica: 80% de álcool de cereais e 20% de água. Para 1 litro de tintura, utilizar 100g de cada erva seca ou 200g de cada erva fresca escolhida. Consulte a lista de ervas para escolher a melhor tintura para o seu caso.

Jimile mostrando as quantidades.

Ervas duras (como alcaçuz, casca de amora) – deixar de molho na solução hidroalcoolica de 15 a 20 dias.
Bulbos (como alho) – acrescentar à solução hidroalcoolica por 12 dias.
Ervas moles – deixar de molho na solução hidroalcoolica por 7 dias.
Própolis – de 45 a 60 dias.

Macerar a erva assim que acrescentá-la na solução hidroalcoolica, para que solte o máximo de princípios ativos. Vai misturando as ervas todas num único recipiente de vidro (reutilize potes de molho de tomate, palmito, etc) respeitando o tempo de cada uma. No máximo 9 ervas por tintura.

Renata cobrindo a erva com álcool de cereais. Depois macerar e guardar.

Deixar o frasco de vidro descansando dentro de um armário, sem luz. Abrir todos os dias para oxigenar e pilar. Quando der o tempo descrito acima, coar e desfrutar do seu remédio.

Posologia:
15 gotas 3 vezes ao dia por 7 dias (adultos)
de 5 a 8 gotas 3 vezes ao dia por 7 dias (crianças)

Além de um remédio 100% natural ministrado via oral ou diretamente na pele (uso tópico), a tintura também é matéria prima para a produção de cosméticos como pomadas e cremes em gel. Mas isso vai ser um outro post.

No instagram do Naturices, colocamos os stories dessa aula, filmada de forma caseira. mas dá pra sentir a vibe.