Aloe Vera: usos e curiosidades sobre a babosa

Por naturices, 12/01/2020

Babosa! Hoje finalmente vim contar sobre a planta que mais amo na vida, a Aloe Vera – popularmente conhecida como babosa. Não à toa, é a logomarca deste blog. <3

A babosa é meu pós-sol e grande aliada para manter a pele realmente hidratada. Pode reparar que os poros sugam seu gel e a pele não fica com aspecto úmido, afinal, a hidratação correta ocorre na derme e não na epiderme, que é a superfície. Além de ser um ótimo cicatrizante e calmante da cútis.

Basta cortar uma fatia da folha (eu armazeno na geladeira), cortar os espinhos laterais para não se machucar e cortar ao meio. Eu passo a folha na pele diretamente, sempre após o banho, depois de um dia de sol. Quando a gosma secar, basta cavar mais um pouco para extrair o máximo de sua hidratação, ou seja, até secar. Olha como eu faço:

Para hidratar os cabelos, corte a folha do mesmo jeito. Com uma colher ou faca, raspe a gosma e coloque no liquidificador para bater com um copo de água. A quantidade depende do tamanho do cabelo, mas dá para pensar em 2 dedos de uma folha grande para 300ml de água. Essa é a receita básica do gel de Aloe Vera.

Durante um curso de fitoterapia que fiz, a professora e naturóloga Jimile Assis Oliveira contou que a filha quebrou o braço. Como elas moram num sítio, ir até o pronto-socorro foi uma longa caminhada. A Jimile fez cataplasma de babosa no braço da menina durante todo o caminho e falou que o médico se impressionou com a situação do ferimento: o quadro apresentado estava bastante favorável. Isso porque a babosa é uma planta fria e serve como anti-térmico, anti-inflamatório e anestésico. Ou seja, é multiuso. A planta das Deusas!

Curiosidades sobre a planta:

  • Aloe Vera na medicina ayurvédica é chamada kathalai. Segundo o Aloe Medical Group International, o primeiro registro de seu uso data de 2.200 A.C. pelos povos da Suméria, civilização da Mesopotâmia onde atualmente seria o sul do Iraque. Uma tábua de argila na cidade de Nippur documenta o uso da Aloe Vera para desintoxicar os intestinos.
  • No antigo Egito, o papiro Ebers, de 1.500 A.C., documenta a Aloe Vera como a planta de eternidade ou da imortalidade por aliviar dores. A babosa era considerada erva sagrada que mantinha os segredos de beleza e saúde. As vaidosas rainhas Cleópatra e Nefertiti utilizavam o gel de babosa em suas rotinas de beleza e cuidados com a pele.
  • Em 1494, durante a segunda viagem de Cristóvão Colombo para a América, ele recebeu uma carta de seu médico, que dizia que “espécies de Aloe utilizadas pelos médicos estavam sendo cultivadas em Hispaniola (onde hoje é a República Dominicana)”. Tempos depois, foi reportado que Colombo passou a se referir ao Aloe Vera como “médico no pote” e ele escreveu: “quatro vegetais são indispensáveis para o bem estar do ser humano: trigo, uva, oliva e aloe. O primeiro nutre, o segundo eleva seu espírito, o terceiro traz harmonia e o quarto cura”.
Corte de Aloe Vera

DICA: para quem não consegue cultivar babosa em casa ou se você já usou muitas folhas da sua planta (elas precisam crescer, né?) procure um cosmético natural com Aloe Vera. Tem muitos pós-sol no mercado, a maioria cheia de químicos que fazem mal para o corpo e contém pequenas doses de babosa. (leia rótulos!) Eu recomendo MUITO a manteiga de babosa da Porã Saboaria e Entreposto. É uma marca 100% natural e artesanal. As meninas vendem pelo instagram, é barato e o produto é composto por apenas dois ingredientes naturais: Aloe Vera e óleo de coco. Melhor opção!

instagram.com/pora_saboaria/ – ótimo produto, preço justo!